Talvez já tenha ouvido falar do pH do solo. Talvez até já tenha ouvido algumas pessoas dizerem que não se preocupam em testar o solo; que geralmente está tudo bem. Isso é muitas vezes verdade. Mas se o pH do solo não estiver bem, como é que vai saber? Corre o risco de ter problemas potenciais. Por isso, se quiser fazer as coisas corretamente, verifique o pH do seu solo todos os anos ou dois, e certamente na primeira vez que for plantar um jardim.
O termo "pH" significa uma medida de acidez. O pH afecta a disponibilidade real dos fertilizantes e de outros nutrientes no solo para as plantas. Pode fertilizar e, se o pH estiver errado, alguns dos nutrientes do fertilizante ficam presos na química do solo, pelo que dificilmente estarão disponíveis para as plantas. Isso é um desperdício. No caso dos tomates, pimentos e alguns outros vegetais, écontribui para um problema chamado podridão da extremidade da flor.
Os legumes precisam de um pH do solo entre 6,2 e 6,8 (as ervas aromáticas preferem um pH próximo de 7,0, que é designado por neutro). Se for mais baixo ou mais alto, os nutrientes necessários podem ficar presos na química do solo, tornando-os menos disponíveis para as plantas.
Pode medir o pH do seu solo com um kit de teste rápido vendido em centros de jardinagem, ou pode obter um kit de teste do solo no seu gabinete regional de extensão, o que obviamente demora mais tempo, mas chegará com instruções mais específicas sobre a quantidade de material a aplicar para ajustar o pH ao seu tipo de solo.
Para aumentar o pH do solo, adiciona-se cal ao solo; vende-se em centros de jardinagem. Alguma cal demora meses a alterar o pH. Outra cal é de ação rápida. Alguma é peletizada (perfeita para aplicar com um espalhador de fertilizantes para relvados). Alguma é fina e poeirenta. Leia os rótulos dos produtos para comparar e fazer a sua escolha.
Para baixar o pH, adicione sulfato de ferro, sulfato de alumínio e enxofre em pó. Mais uma vez, compare os produtos e siga as instruções do rótulo.
Quer se trate de aumentar ou diminuir o pH, os solos arenosos precisam geralmente de menos material e os solos argilosos precisam de mais material para obter o mesmo grau de alteração. Em vez de um teste de solo de extensão que lhe diga exatamente a quantidade de produto a utilizar, siga as instruções da embalagem do produto que escolher.
Teste o solo de dois em dois anos para verificar o pH, porque este pode mudar com o tempo.
O sucesso da jardinagem depende da plantação da planta certa no local certo, e o pH do solo é essencial para determinar o local certo. Em caso de dúvida, faça um teste ao solo.