Cultivo de couve-rábano

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

A couve-rábano é um membro de aspeto estranho da família das couves, cultivado pelo seu caule em forma de bolbo que tem um sabor suave e doce a nabo. Também se podem comer as folhas. Rica em fibras e vitamina C, a couve-rábano é uma cultura de crescimento rápido de clima fresco, com plantas prontas a colher apenas algumas semanas após a plantação.

Guia rápido para o cultivo de couve-rábano

  • Para uma colheita de primavera, plantar a couve-rábano 4 semanas antes da última geada.
  • Espace a couve-rábano a uma distância de 15 a 20 cm numa área com muito sol e solo rico e bem drenado com um pH de 6,5 a 6,8.
  • Melhore o solo nativo misturando vários centímetros de composto envelhecido ou outra matéria orgânica rica.
  • A couve-rábano é um produtor rápido, por isso mantenha o solo húmido, dando às plantas 1 a 1,5 polegadas de água por semana.
  • Favorecer uma excelente produção de folhas, alimentando regularmente as plantas com um alimento vegetal solúvel em água.
  • Bloqueie as ervas daninhas e retenha a humidade do solo aplicando uma camada espessa de cobertura vegetal feita de material orgânico, como folhas finamente moídas ou casca de árvore.
  • Colher a couve-rábano quando as folhas tiverem 2,5 a 4 polegadas de largura.

Solo, plantação e cuidados

As plantas de primavera são plantadas cerca de 4 semanas antes da última geada para amadurecerem em tempo frio. As plantas que acabam de sair de uma estufa precisam de proteção inicial contra as geadas. As plantas de outono são plantadas cerca de 6 semanas antes da primeira geada. No outono, as plantas "endurecidas" pela exposição gradual ao tempo frio são tolerantes à geada. A couve-rábano que amadurece em tempo frio é deliciosamente doce.

A couve-rábano precisa de pelo menos 6 horas de sol pleno todos os dias; mais é melhor. Dê-lhe um solo fértil, bem drenado e húmido com bastante matéria orgânica rica. Um pH do solo entre 6,5 e 6,8 desencoraja a doença da raiz da couve-rábano. Para verificar o pH, teste o solo com um kit comprado ou obtenha um teste de solo através do seu gabinete regional de Extensão Cooperativa. Fertilize e aplique cal de acordo com as recomendações do teste.

Sem um teste de solo, adicione ao solo aditivos ricos em azoto, como farinha de sangue, farinha de sementes de algodão ou estrume compostado, ou adicione alguns centímetros de Miracle-Gro® Performance Organics® All Purpose In-Ground Soil para fornecer nutrição, melhorar a textura do solo e ajudar a proteger contra a rega excessiva e insuficiente. Espace as plantas a uma distância de 15 a 30 cm. Também é uma boa ideia alimentar as plantas de couve-rábanoregularmente com um fertilizante vegetal de libertação contínua, como o Miracle-Gro® Performance Organics® Edibles Plant Nutrition Granules, seguindo as instruções do rótulo.

A couve-rábano precisa de um fornecimento uniforme de humidade para produzir bons bolbos. Aplique uma cobertura vegetal com composto, folhas finamente moídas ou casca finamente moída para manter o solo fresco e húmido e para manter as ervas daninhas afastadas. Aplique 1 a 1,5 polegadas de água por semana se não chover. Pode medir a quantidade de água com um pluviómetro.

Resolução de problemas

Embora as mesmas pragas que afectam a couve também possam atacar a couve-rábano, esta é geralmente menos afetada por pulgões, larvas da raiz, vermes da couve e outras lagartas. As doenças do torrão e da podridão negra no solo podem ser um problema.

Colheita e armazenagem

Colha os caules da couve-rábano quando ainda são jovens e tenros, normalmente com cerca de 2 1/2 a 4 polegadas de diâmetro. Colha-os cortando-os a partir da base da planta. Pode aparar as folhas do caule e guardá-las para as cozinhar separadamente. A couve-rábano conserva-se durante 2 a 3 semanas no frigorífico. Pode descascar e cortar os tubérculos da couve-rábano para os comer crus com molhos ou em saladas, ou pode cozinhá-los como os nabos.as folhas são cozinhadas até ficarem tenras, como as couves ou as nabiças.

A couve-rábano precisa de muita água para formar bolbos sólidos. Aplique cobertura vegetal à volta das plantas para ajudar a reter a humidade. O caule inchado acima do solo da couve-rábano é como um cruzamento entre a couve e o nabo.

Perguntas frequentes

Existe algum segredo para cultivar uma óptima couve-rábano?

A couve-rábano cresce muito rapidamente, o que significa que as plantas precisam de muita água e fertilizante. Mantenha o solo húmido com uma cobertura vegetal orgânica, como palha, composto ou aparas de relva. Aplique a cobertura vegetal quando as plantas tiverem 15 cm de altura, cobrindo até ao bolbo. Fertilize as plantas a cada duas ou três semanas usando um fertilizante líquido completo, como Bonnie Herb & Vegetable Plant Food ou emulsão de peixe.

A couve-rábano precisa de muita água?

Embora as plantas de couve-rábano estabelecidas sejam tolerantes à seca, o solo seco tende a produzir caules amargos. Mantenha o solo consistentemente húmido para colher a couve-rábano com o melhor sabor.

Como posso manter as ervas daninhas sob controlo sem danificar as plantas?

A couve-rábano tem raízes pouco profundas, por isso é melhor não sachar profundamente perto das plantas. Se tiver uma colheita abundante de ervas daninhas grandes, regue primeiro o canteiro para soltar o solo e depois arranque as ervas daninhas à mão. Uma camada de cobertura vegetal manterá as ervas daninhas sob controlo e ajudará o solo a manter-se húmido, o que produz a couve-rábano mais saborosa. Se cobrir o canteiro com composto e brotarem algumas ervas daninhas, retire-as quando forem suficientemente pequenas para que arrastar a enxadasobre o solo desaloja-os.

As couves-rábano que apanhei até agora são duras e amargas, o que se passa?

O tamanho ideal para a colheita da couve-rábano é quando os caules têm 5 cm de diâmetro. Os caules maiores tornam-se duros e espinhosos, difíceis de mastigar e com um sabor amargo. Além disso, se as plantas estiverem sob stress hídrico, podem tornar-se duras e amargas enquanto pequenas.

Posso comer as folhas da couve-rábano?

As folhas de couve-rábano são muito parecidas com as nabiças. Apanhe-as pequenas para as colocar em saladas (não apanhe demasiadas ou os caules não crescerão tanto).

Estão a prever geada para amanhã à noite. Tenho de apanhar a couve-rábano?

A geada realça o sabor da couve-rábano. No entanto, uma geada forte, do tipo que mata a vegetação, irá prejudicar a couve-rábano. Se estiver iminente uma geada forte, vá em frente e colha a couve-rábano. Mas se for apenas uma geada ligeira, não se preocupe. Também pode utilizar mantas de proteção contra a geada (semelhantes a coberturas flutuantes para linhas) para cobrir as plantas. As mantas de proteção contra a geada podem acrescentar semanas à sua época de cultivo - e de colheita.

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.