Como podar os tomates para uma grande colheita

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

A poda dos tomateiros é uma técnica opcional que alguns jardineiros utilizam para manter as plantas arrumadas, manipular o tamanho dos frutos e até acelerar o amadurecimento. Há um grande senão: só deve podar as variedades indeterminadas, que produzem novas folhas e flores continuamente durante a estação de crescimento. Se podar as variedades determinadas, pode reduzir a colheita. (Está à procura de variedades indeterminadas para plantar? Experimente o nosso Tomato Chooser.) Eis algumas razões para podar os tomates.

Fluxo de ar melhorado e menos doenças

Com menos folhas, as plantas podadas são menos densas, permitindo a passagem de mais ar através das plantas. As folhas secam mais rapidamente depois de uma chuva, pelo que são menos susceptíveis às doenças que necessitam de humidade prolongada para se desenvolverem - algo que pode ser muito útil em climas húmidos. Além disso, menos folhas facilitam a deteção de pragas de insectos que, de outra forma, poderiam estar escondidas por uma copa espessa.

Frutos maiores

A poda na altura certa orienta a energia para a criação e o amadurecimento dos frutos, em vez de produzir mais folhas. Em geral, é provável que tenha menos frutos numa planta podada, mas serão maiores. E, uma vez que as plantas podadas podem ser colocadas um pouco mais próximas umas das outras no solo, porque o crescimento é muito vertical, terá espaço para plantas adicionais para compensar a diferença no número de colheitas.

Amadurecimento mais precoce

Quando as folhas e a fisiologia de uma planta têm menos frutos para cuidar, esses frutos amadurecem mais rapidamente, o que pode ser muito útil em climas de estação curta, onde a colheita do tomate é muitas vezes uma corrida contra o tempo, graças às geadas precoces do outono.

Como podar os tomates (apenas para as variedades indeterminadas!)

A poda dos tomates pode ser efectuada ao longo de toda a estação: eis o que fazer e quando:

Na plantação

  • Remova as folhas inferiores ao plantar para poder enterrar as plantas profundamente no solo. Se estiver a plantar uma planta Bonnie, siga as instruções do invólucro.

  • Remova as flores presentes na altura da plantação (mesmo que já estivessem presentes quando comprou a planta), para que a energia seja canalizada para o crescimento de folhas em vez de frutos nesta fase inicial
Tente remover as ventosas enquanto são jovens e pode arrancá-las com uma pinça. Foto de Julie Martens Forney. Sabes como se chamam as diferentes partes de um tomateiro?

Início/meio da estação

  • Remova as flores até que as plantas tenham 12 a 18 polegadas de altura, para que as plantas possam direcionar mais energia para as raízes.
  • Remova todos os rebentos de folhas por baixo do primeiro cacho de frutos para que não atrasem o desenvolvimento dos frutos. Os rebentos de folhas são os pequenos rebentos que se formam no local (chamado axila) onde o caule da folha se liga ao caule principal. Nas regiões setentrionais, muitos jardineiros vão mais longe, removendo todos os rebentos de folhas à medida que vão aparecendo. No entanto, nas zonas mais quentes, os especialistas recomendam frequentemente a prática do que é conhecido como MissouriA poda de formação de rebentos, que consiste em arrancar os folíolos da extremidade de cada rebento, deixando apenas os dois folíolos da base. À medida que estas folhas aumentam de tamanho, ajudam a dar sombra aos frutos e a protegê-los do escaldão solar. Tente retirar os rebentos quando são suficientemente pequenos para os poder beliscar com os dedos, para não deixar uma ferida aberta no caule.o mais próximo possível do caule principal sem danificar o tecido do caule.

Época tardia

  • Para acelerar o amadurecimento no final da estação, remova a ponta de crescimento de cada caule principal cerca de quatro semanas antes da primeira geada de outono esperada. Chamado de "cobertura", esse tipo de poda faz com que a planta pare de florescer e dar novos frutos e, em vez disso, direciona todos os açúcares para os frutos restantes.Pode ser difícil fazer isto, mas valerá a pena se quiser ter tomates maduros! É claro que se preferir que os seus tomates permaneçam verdes para serem usados na fritura e na geleia, pode certamente saltar este passo.

E se eu já tiver plantas grandes no jardim?

- Cultivar e podar numa estaca vertical pode não ser uma opção para este ano, mas tanto as variedades determinadas como as indeterminadas beneficiam da remoção das folhas inferiores para evitar que as doenças transmitidas pelo solo salpiquem para a folhagem. (Pode já estar a ver manchas e nódoas nas folhas inferiores.) Corte todas as folhas que estejam a tocar no solo e continue a podar até 30 cm daMuitas doenças do tomateiro, incluindo a septoriose e o míldio, podem estar presentes nos solos, especialmente no Nordeste, no Centro-Atlântico e na parte superior do Centro-Oeste. À medida que as plantas ficam mais altas, pode continuar a remover as folhas inferiores até 18 polegadas do solo, para ajudar a evitar que a doença se espalhe. Trabalhe quando as folhas estiverem secas para evitar a propagação da doença.

- No caso de plantas suportadas por gaiolas, pode remover algumas folhas do centro da planta para aumentar o fluxo de ar, o que pode ajudar a prevenir e/ou retardar o aparecimento de doenças. A investigação mostra que as folhas mais próximas de um cacho de frutos são as que enviam açúcar para esse fruto, por isso, ao desbastar, não remova as folhas diretamente acima e abaixo do cacho.as folhas de baixo podem enviar-lhe açúcares.

Da próxima vez que plantar

A poda funciona melhor em plantas fortes e de crescimento vigoroso. Para dar aos seus tomateiros a melhor hipótese de crescimento impressionante, comece com plantas jovens de tomate da Bonnie Plants® (procure o logótipo!). Depois, certifique-se de que as planta em solo bem drenado e rico em nutrientes e que as alimenta regularmente com fertilizante. Miracle-Gro® Performance Organics® All Purpose In-Ground Soil (para canteiros de jardim) e Miracle-Gro®Emparelhar um destes com Miracle-Gro® Performance Organics® All Purpose Plant Nutrition Granules, um alimento para plantas de libertação contínua que alimenta os micróbios benéficos no solo, bem como as suas plantas.fertilizar.

Agradecemos a Steve Bogash da Penn State Extension e a Shawn Wright do Serviço de Extensão Cooperativa da Universidade de Kentucky pelos seus contributos para este artigo. Artigo e fotografias de Julie Martens Forney.

As plantas estão normalmente prontas para serem podadas quando atingem 12 a 18 polegadas de altura. Foto de Julie Martens Forney. Para realizar a técnica de poda Missouri nos rebentos, cortar a ponta de crescimento, deixando apenas as duas folhas mais baixas. Cerca de 30 dias antes da data prevista para a primeira geada de outono, remova as pontas de crescimento em todos os degraus para ajudar a acelerar o amadurecimento dos frutos restantes. Foto de Julie Martens Forney Para ajudar a melhorar o fluxo de ar e reduzir a possibilidade de doenças, remova as folhas ao longo dos 12 centímetros inferiores dos caules dos tomateiros indeterminados.

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.