Como fazer chá de composto

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

O composto - o resultado rico e escuro da decomposição de restos de vegetais, folhas trituradas e aparas de relva - é conhecido como "ouro negro" entre os jardineiros. Isto porque a compostagem melhora o solo de muitas formas, quebrando a argila pesada e ajudando os solos arenosos a reter a água e os nutrientes. Também contém organismos microscópicos benéficos que ajudam a disponibilizar os nutrientes às plantas. Em suma, a compostagem ajuda a criarA forma mais eficaz de fornecer os benefícios do composto às suas plantas é preparar um chá de composto.

O que é o chá de composto?

O chá de composto é um líquido criado a partir da imersão de uma pequena quantidade de composto em água, da adição de uma fonte de alimento para alimentar os microrganismos famintos e da adição de ar à solução para dar aos micróbios as condições de que necessitam para se reproduzirem. Assim que a mistura estiver pronta (normalmente em cerca de 24 a 48 horas), terá um suplemento líquido ao solo, nutricionalmente rico, que incentiva o crescimento saudável das plantas.

Alguns aspectos a ter em conta: Em primeiro lugar, o composto utilizado no chá de composto tem de ser completamente orgânico, uma vez que quaisquer fertilizantes ou pesticidas matam os microrganismos. O composto também tem de ser "acabado" - por outras palavras, decomposto em pequenas partículas - para garantir a presença de microrganismos benéficos. Saberá que está pronto a ser utilizado quando tiver um cheiro doce e terroso, e não azedo e desagradável. (Precisa de uma atualização sobreVeja o nosso artigo Como criar uma pilha de composto).

Porque é que o chá de composto é ainda melhor do que o composto?

Quando o composto de alta qualidade é arejado numa solução com melaço, que alimenta os microrganismos, a população microbiana explode. Quando todos estes micróbios bons são adicionados ao seu jardim, começam a devorar um grande número de micróbios maus, reduzindo o risco de doenças para as suas plantas,enquanto que o composto só deve ser adicionado à volta das raízes das plantas, o chá de composto pode ser pulverizado sobre a folhagem, bem como adicionado ao solo.

Receita de chá de composto

Esta receita de chá de composto é relativamente fácil de fazer, mas precisa de repousar durante um ou dois dias.

Este tecido de malha é um excelente "saco de chá" para compostagem. O arejamento que proporciona é uma parte essencial para encorajar os bons micróbios a crescer e a florescer.

Ingredientes

  • Balde de 5 galões (certifique-se de que está limpo, mas não utilize lixívia, que mata os micróbios)
  • Composto acabado, cerca de um galão
  • Saco permeável à água, como uma fronha velha ou um saco de rede fina
  • Cordel
  • Melaço orgânico, não sulfurado, aproximadamente 1 chávena
  • Água desclorada (água da chuva, água de poço ou água da torneira que tenha estado parada durante 24 horas para permitir a evaporação do cloro)
  • Bomba de aquário e tubagem (disponível em qualquer loja de artigos para animais ou na Amazon.com por cerca de 10 dólares)
  • Tomada eléctrica
  • Regador ou pulverizador de bomba

Ingredientes

  • Remova quaisquer vermes ou insectos do composto.
  • Coloque o composto no saco permeável à água, usando um pedaço de fio para atar o saco. Considere este o seu saco de "chá" de grandes dimensões.
  • Encher o balde com água desclorada, deixando um ou dois centímetros de espaço no topo.
  • Adicione o melaço não sulfurado ao balde, mexendo bem.
  • Coloque o balde perto de uma tomada eléctrica exterior. Coloque a tubagem do aquário no balde e ligue a bomba. Isto irá arejar o chá de composto, fornecendo o oxigénio de que os microrganismos necessitam para se reproduzirem.
  • Deixe a bomba a funcionar durante 24 a 48 horas para "fermentar" o chá. Não deixe o chá fermentar em demasia nem deixe que fique sem ar, pois pode tornar-se tóxico se não houver oxigénio.
  • Quando o chá estiver pronto, desligue a bomba, retire a tubagem e retire o saco de composto (pode adicionar o composto sólido do saco a um canteiro de jardim).
  • Deite o chá num regador ou num pulverizador de bomba e aplique-o à volta da base das plantas e diretamente nas folhas.

Se não tiver a sua própria pilha de compostagem, pode comprar composto orgânico ensacado, como o Nature's Care® Really Good Compost™, para preparar o seu chá. Pode até encontrar saquetas de chá de composto pré-embaladas. No entanto, terá de usar uma bomba para adicionar oxigénio à água de infusão.

Agora que é um especialista em chá de composto, continue o seu bom trabalho. De duas em duas semanas, prepare outro "bule" de chá de composto para encorajar o seu jardim a continuar a produzir uma grande e bela colheita!

Artigo e imagens de Julie Thompson-Adolf.

Postagem anterior Cultivo de pepinos
Próxima postagem Tomilho

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.