Como utilizar o estrume como fertilizante

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

Se já pratica jardinagem há algum tempo, provavelmente conhece pessoas que utilizam estrume compostado como fertilizante. Afinal, é rico em nutrientes e pode fazer maravilhas no jardim - além disso, é muitas vezes gratuito. Quando o estrume é devidamente compostado, não deve ter qualquer odor. No entanto, pode ser difícil saber quando é seguro utilizá-lo no seu jardim.

Dependendo das condições específicas da sua pilha de compostagem, pode levar de alguns meses a um ano ou mais para que o estrume fique totalmente compostado. A melhor regra geral é avaliar a textura e o cheiro da sua pilha: se parecer escura, rica e quebradiça, e tiver um cheiro fresco e orgânico (pense no chão da floresta), está pronta a ser utilizada. Vai querer misturá-la com os primeiros centímetros de soloÉ igualmente importante, claro, certificar-se de que está a utilizar o tipo certo de estrume animal como fertilizante, uma vez que a utilização do tipo errado pode não só danificar o seu jardim, mas também prejudicá-lo a si. Utilize este guia prático para os tipos mais comuns de estrume animal:

Resíduos de frango

Os dejectos de galinha são os mais ricos em nitrogénio e, embora precisemos de nitrogénio no jardim, este tipo de dejectos animais é tão "quente" que queimará as suas plantas mais jovens ou plântulas se for utilizado fresco. Faça composto durante pelo menos seis meses antes de o utilizar, certificando-se de que revolve a pilha regularmente. Ou faça um "chá" de estrume: adicione alguns excrementos secos e envelhecidos a um balde de água e deixe repousar durante um ou dois dias,Este é um fertilizante particularmente bom para as verduras de folha, que precisam de azoto extra para as ajudar a crescer um fornecimento constante de novas folhas para substituir todas as que foram colhidas. Por cortesia para com os seus vizinhos, tenha em atenção que o estrume fresco das aves é talvez o mais malcheiroso de todos, e coloque o seu compostoem conformidade.

Grande plano de uma galinha branca com um pente vermelho.

Estrume de vaca

O estrume de vaca é um ótimo fertilizante para todos os fins. É pobre em azoto, pelo que não queima as suas plantas tenras, e tem um bom equilíbrio de nutrientes. Além disso, como os quatro estômagos de uma vaca digerem a comida tão bem, muito poucas sementes de ervas daninhas conseguem passar, pelo que não tem de se preocupar com elas. Para evitar odores desagradáveis, espere até que esteja seco antes de o adicionar à pilha de composto. Ou, salte a parte do "faça você mesmoe compre um saco no centro de jardinagem local ou numa loja de artigos para a casa.

Grande vaca castanha deitada no pasto.

Estrume de cavalo

O estrume de cavalo serve como um bom fertilizante para todos os fins, apesar de não ser particularmente rico em nutrientes. No entanto, este estrume pode conter muitas sementes de ervas daninhas, por isso é importante certificar-se de que a sua pilha de composto atinge uma temperatura suficientemente elevada (140 graus; verifique-a com um termómetro de composto) para as matar. Para atingir essa temperatura, a sua pilha de composto deve conter partes iguais de matéria verde (comoaparas de relva e resíduos de cozinha) e matéria castanha (como folhas secas), e recebem humidade constante através da chuva ou da rega.

Excrementos de cabras e ovelhas

Os excrementos das cabras e das ovelhas são mais secos e mais fáceis de utilizar do que os das galinhas e das vacas. São também mais ricos em azoto e potássio do que o estrume de cavalo - e não cheiram tão mal. Embora este tipo de estrume não queime as suas plantas como os dejectos de galinha, é provável que contenha sementes de ervas daninhas, por isso não se esqueça de o compostar da mesma forma que faria com o estrume de cavalo.

Cabra preta e branca a olhar através de uma vedação de arame.

Excrementos de coelho

Os excrementos de coelho podem ser a melhor fonte de fertilizante animal para o seu jardim. Porquê? Porque os coelhos produzem uma quantidade prolífica de resíduos que são igualmente ricos em azoto e fósforo. Apenas dois ou três coelhos podem fornecer-lhe todos os excrementos de que o seu jardim necessita. (É importante notar que, embora algumas pessoas sugiram a utilização de excrementos de coelho frescos, é melhor compostar completamentePergunte a um amigo ou vizinho que tenha coelhos se pode ficar com os excrementos, ou visite o site da House Rabbit Society para entrar em contacto com a secção local, que o pode pôr em contacto com pessoas que resgatam e acolhem coelhos.

Estrume de porco

O estrume dos porcos só deve ser utilizado em certos casos. Os porcos comem quase tudo e os seus dejectos podem conter agentes patogénicos semelhantes aos encontrados nas fezes dos cães e dos gatos (ver abaixo). Mas se tiver a certeza de que o porco em questão foi alimentado com uma dieta exclusivamente vegetariana e que os dejectos foram adequadamente compostados, pode ser utilizado no jardim com bons resultados.

Dejectos de cães e gatos

Os dejectos de cães e gatos nunca devem ser utilizados no seu jardim, pois podem conter doenças como a toxoplasmose e lombrigas, que são facilmente transmitidas aos seres humanos.

É claro que a maioria das pessoas não tem o tipo de quinta urbana que produz este tipo de estrume. Não há problema! Comece por perguntar a amigos e vizinhos que tenham animais mais pequenos, como coelhos ou galinhas - provavelmente ficariam muito contentes por o ter no seu quintal para recolher os dejectos dos animais. Para animais maiores, como vacas, cavalos e cabras, informe-se junto de agricultores, rancheiros ou estábulos locais.Alguns jardins zoológicos compostam o estrume dos seus animais para os jardineiros, quer para recolha gratuita, quer para venda como forma de angariação de fundos. Onde quer que obtenha o seu estrume, certifique-se de que sabe o que os animais têm comido (sem carne) e se foram medicados. Quanto mais puro for o estrume, melhor!

Para obter informações sobre a compostagem por minhocas, um processo em que se criam minhocas e se utiliza o seu estrume (chamado de excrementos) para enriquecer o jardim, consulte o nosso artigo. Jenny Peterson é uma designer de paisagens e jardins que vive em Austin, Texas. No seu sítio Web, JPetersonGardenDesign.com, encontrará muitas mais dicas de design e projectos de bricolage. Jenny é também agricultora urbana e horticultora, e é coautora de Indoor Plant Décor: The Design Stylebook for Houseplants.

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.