Como cultivar e plantar nabiças

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

As nabiças são extremamente fáceis de cultivar, especialmente no outono. À medida que as noites se tornam mais longas e frias, as nabiças tornam-se mais estaladiças e doces. O melhor de tudo é que um novo fluxo de folhas tenras crescerá após cada colheita, com as plantas a permanecerem produtivas pelo menos até ao primeiro congelamento forte e, por vezes, mais além.

Também crescem na primavera, mas plante-os cedo. O prolongamento dos dias faz com que os nabos produzam flores e sementes em vez de folhas novas. Além disso, alguns dias de sol quente podem fazer com que as verduras tenham um sabor forte e amargo em regiões onde a primavera aquece rapidamente.

Se cultivar variedades de nabo verde concebidas para a produção de folhas, as plantas podem também produzir raízes de nabo, embora não necessariamente de alta qualidade.

Guia rápido para o cultivo de nabiças

  • Plante as nabiças de outono entre o final de agosto e outubro; para uma colheita de primavera, plante 2 a 4 semanas antes da última geada.
  • Espace estas verduras fáceis de cultivar a 15 cm de distância num solo fértil e bem drenado com um pH de 5,5 a 6,8.
  • Dê uma ajuda ao seu solo nativo, misturando vários centímetros de composto envelhecido ou outra matéria orgânica rica.
  • Os legumes de folha precisam de água constante para produzirem folhas deliciosas e tenras; utilize uma mangueira de rega ou irrigação gota a gota para manter as plantas felizes e hidratadas.
  • Mantenha as nabiças alimentadas, dando-lhes regularmente um fertilizante solúvel em água.
  • Para obter o melhor sabor, espere para colher as nabiças até que as temperaturas nocturnas desçam para os 40 graus ou menos.

Solo, plantação e cuidados

As nabiças são fáceis de cultivar em qualquer solo bem drenado. Plante as nabiças 2 a 4 semanas antes da última geada da primavera e de finais de agosto a outubro para uma colheita de outono na maioria das zonas. Nas zonas 9 e 10 podem ser plantadas durante o outono e o inverno.

Tal como as couves, a couve e outras verduras, as nabiças precisam de crescer rapidamente para produzirem folhas bonitas e tenras. Não são muito exigentes em relação ao solo, crescendo bem num solo com um pH de 5,5 a 6,8 e safando-se bem mesmo em solos arenosos pobres. No entanto, o ideal é enriquecer o solo com composto ou com o solo para todos os fins Miracle-Gro® Performance Organics®All Purpose In-Ground Soil enriquecido com composto envelhecido antes de plantar as plantas para melhorartextura e nutrição do solo.

Coloque as plantas a 15 cm de distância e não tente desbastar ou separar as plântulas se houver várias no recipiente. As nabiças não se importam de crescer em pequenos tufos, desde que cada pequeno grupo tenha um amplo espaço para se aconchegar. Embora sejam uma variedade que dará nabos, não espere grandes raízes de plantas amontoadas. São semeadas apenas com as folhas em mente.

As nabiças precisam de água constante para se desenvolverem, por isso mantenha-as regadas durante o tempo tipicamente seco do outono. Arranque quaisquer ervas daninhas que apareçam na sua plantação de nabiças. Para obter os melhores resultados, alimente-as com um fertilizante solúvel em água, como o Performance Organics® Edibles Plant Nutrition da Miracle-Gro®.fornecem a nutrição certa para estimular um maior crescimento à medida que colhe as folhas.

Resolução de problemas

É natural que as folhas de nabo mais velhas fiquem amarelas e murchem. Remover as folhas mais velhas todas as semanas, aproximadamente, incentiva as plantas a crescerem mais verdes.

Os pequenos besouros das flores ou outros insectos mastigadores fazem por vezes buracos inofensivos nas folhas, mas os pulgões e os ácaros podem arruinar a sua colheita.

Colheita e armazenagem

A altura ideal para começar a comer nabiças é quando as temperaturas nocturnas estão na casa dos 40º ou mais frias, para realçar a doçura das verduras. As verduras que crescem em tempo quente podem ter um sabor forte e amargo, especialmente para as pessoas que ainda não lhes apuraram o paladar. As nabiças são um pouco mais picantes do que as couves. Pode colher as folhas uma de cada vez ou usar uma faca afiada para colher grandes punhados.As plantas que são cortadas cerca de 5 cm acima do topo da raiz, irão desenvolver um novo conjunto de folhas tenras em apenas 2 a 3 semanas.

A maneira mais fácil é colocar as folhas numa tigela muito grande ou num balde de água limpa e rodá-la para que a terra caia para o fundo. Repita até as folhas estarem limpas. Se tiver uma colheita abundante, mantenha uma grande banheira galvanizada expressamente para este fim. É melhor cortar as verduras imediatamente antes de as cozinhar, mas elas conservam-se num saco de plásticoOs excedentes podem ser cozidos a vapor e congelados. As raízes de nabo de tamanho considerável que se formarem podem ser cozinhadas juntamente com as verduras.

As nabiças não são plantas muito bem arranjadas, mas produzem muitas folhas boas que se cortam e voltam a crescer para várias colheitas. As folhas de nabo de tamanho normal têm 30 cm de comprimento e 15 cm de largura. As folhas cozinham uma quantidade surpreendente, pelo que são necessárias várias mãos-cheias de folhas para fazer uma panela cheia ou uma "confusão de verduras". As nossas nabiças são semeadas com várias plantas num recipiente, pelo que, geralmente, obtém-se um aglomerado de plantas demasiado espesso para produzir boas raízes de nabo. Ocasionalmente, uma delas separa-se e cresce até atingir um tamanho comestível. Nessa altura, pode decidir se arranca e come o nabo juntamente com as suas verduras, ou se o deixa ficar para produzir mais folhas.

Perguntas frequentes

Há alguma coisa especial que eu deva fazer ao solo para preparar o cultivo de nabiças?

As verduras crescem melhor e produzem as folhas mais saborosas quando cultivadas em solo solto e que retém a humidade. Prepare os canteiros de plantação revolvendo o solo até uma profundidade de 30 cm e colocando composto.

Posso colocar algumas nabiças ao longo da borda de um canteiro de flores?

A única coisa a ter em conta é que deve ser capaz de chegar a toda a volta de cada planta para permitir uma colheita fácil. Tente deixar pelo menos 15 a 20 cm entre os nabos e as plantações circundantes.

Posso colher nabiças e continuar a colher as raízes mais tarde?

Se tenciona colher raízes, faça apenas algumas colheitas de folhas no início da estação. A colheita de verduras durante demasiado tempo no início da estação de crescimento pode entorpecer as raízes. Quando os bolbos começarem a formar-se, evite perturbar as plantas.

Quando devo começar a colher as nabiças?

Comece a colher as folhas depois de atingirem 4 a 6 polegadas de altura. Desde que se limite a colher as folhas exteriores, os topos continuarão a crescer novamente.

Ontem estive a mondar e hoje as nabiças estão murchas, apesar de a terra estar húmida. O que se passa?

Os nabos têm raízes de alimentação pouco profundas. Ao mondar, se cortou o solo profundamente com uma enxada, poderá ter cortado algumas raízes de nabo. Aplique uma cobertura morta à volta das plantas murchas com um material orgânico (palha, agulhas de pinheiro, folhas cortadas, aparas de relva) para conservar a humidade do solo e ajudar a proteger as raízes não danificadas. Colha as folhas maiores e exteriores das plantas que estão murchas. Isto dará às raízes existentes menosMantenha o solo húmido e as plantas recuperarão. No futuro, arranque manualmente as ervas daninhas à volta das verduras ou vá atrás delas quando são jovens e tenras, de modo a que um suave golpe de enxada as remova.

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.