Bichos-da-farinha

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster
Larva do caruncho do tomateiro. Crédito da foto: Whitney Cranshaw, Universidade Estadual do Colorado, Bugwood.org

Estas pragas destrutivas podem crescer até 5 cm de comprimento e têm chifres característicos nas suas extremidades traseiras. Podem dizimar rapidamente uma plantação de tomates e também comer uma série de outros vegetais de jardim. Mas tenha coragem: seguindo algumas dicas de prevenção e tomando medidas rápidas quando as minhocas aparecem, pode evitar que elas arruínem as suas preciosas plantas.

Como se livrar dos bichos-da-farinha.

O que são os vermes dos chifres?

As lagartas da lagarta-dos-chifres são as larvas da mariposa beija-flor (ou esfinge), cujo nome se deve à velocidade rápida das suas asas. Se observar estas mariposas rodopiantes suspensas no ar e a beber o néctar das flores do seu jardim (geralmente ao anoitecer ou mais tarde), deve estar atento às lagartas da lagarta-dos-chifres.

Existem dois tipos de lombrigas: a lombriga do tomate tem um chifre preto e a lombriga do tabaco tem um chifre vermelho. Cada uma delas se alimenta de tomates e de seus parentes vegetais, incluindo berinjelas, pimentões e batatas.

O que é que os vermes dos chifres fazem?

As traças adultas põem ovos nas plantas hospedeiras. Procuram primeiro os tomateiros, mas também atacam as beringelas, os pimentos e as batatas. Quando os ovos eclodem, as lagartas começam a comer. As lagartas adultas podem devorar um tomateiro inteiro num dia ou dois.

Como é que sei se tenho caruncho?

Os vermes dos chifres podem ser difíceis de ver inicialmente porque a sua cor mistura-se bem com a folhagem verde das plantas. Tendem a esconder-se durante o dia debaixo das folhas e emergem para se alimentarem ao anoitecer, pelo que essa tende a ser a altura mais fácil para os detetar.

Reconhece-se pelo seu tamanho gigante (até 4 polegadas de comprimento) e pelo "chifre" caraterístico na sua extremidade traseira. Aparecem normalmente no final da primavera e no verão.

Um dos melhores indícios da presença de um caruncho são os excrementos em forma de barril que deixam espalhados nas folhas. Se os vir, é provável que encontre caruncho nas proximidades - não se esqueça de olhar com especial atenção para a zona imediatamente acima dos excrementos.

Como é que previno os vermes dos chifres?

A prevenção do caruncho é, idealmente, um esforço de equipa entre si e uma série de insectos e aves benéficos. Eis o que fazer.

  • Mantenha as ervas daninhas arrancadas. As traças adultas dos beija-flores põem ovos numa variedade de ervas daninhas da família do tomateiro, incluindo a chufa, a erva-doce e a erva-moura. Mantenha estas plantas afastadas do seu jardim. De facto, elas albergam tantas pragas da família do tomateiro que é uma boa ideia arrancá-las onde quer que apareçam no seu quintal.
  • Atrair insectos benéficos. Muitos predadores de insectos atacam a lagarta-do-tomateiro. As joaninhas e os crisopídeos alimentam-se dos ovos e dos vermes jovens. Um tipo de vespa pequena também ataca a lagarta-do-tomateiro, pondo os seus ovos sob a pele da praga; quando as larvas eclodem, alimentam-se da lagarta-do-tomateiro. Para atrair insectos benéficos, limite a utilização de pesticidas. Cultive uma grande variedade de plantas com flores, especialmente o alyssum doce. Considere tambémdeixe florescer algumas plantas hortícolas e herbáceas, como a alface, os brócolos e a salsa. Os insectos benéficos adoram o néctar que estas flores fornecem.
  • Pendure casas de pássaros. Os pássaros insectívoros, tais como as galinhas domésticas e os frangos, gostam de viver perto das pessoas. Estes pássaros curiosos devoram muitos insectos, incluindo os vermes dos chifres.

Como é que me livro dos vermes dos chifres?

Quando se trata de se livrar dos vermes dos chifres, há uma série de opções, dependendo da gravidade da infestação e do seu nível de conforto com os rastejantes.

  • Colher as minhocas à mão. Como normalmente não estão presentes em grande número, pode muitas vezes controlar os vermes dos chifres simplesmente apanhando-os das plantas e destruindo-os (o chifre é inofensivo). Deite-os em água com sabão ou dê-os a comer às galinhas, se as tiver.
  • Usar o spray. Se preferir não lidar com os vermes, polvilhe ou pulverize as plantas com um produto como o Ortho® Insect, Mite & Disease 3-in-1 ou qualquer pulverizador de lagartas que contenha uma bactéria natural chamada Bacillus thuringiensis (Bt), conforme indicado no rótulo. (O Bt é um biopesticida orgânico que actua apenas em certas espécies de lagartas e não prejudica os insectos benéficos.) Uma vez tratadas, as plantas saudáveisdeve recuperar produzindo nova folhagem.
  • Deixar os vermes parasitados em paz. Se vir um caruncho com objectos ovais brancos a sair do corpo, deixe-o no jardim. Foi parasitado por uma vespa braconídea, e os objectos brancos são casulos. Mais vespas sairão dos casulos para atacar outros caruncho.

Se precisar de mais informações e recomendações locais sobre pesticidas, contacte o seu agente regional de extensão. Pode encontrar o gabinete de extensão mais próximo através do mapa do Sistema de Extensão Cooperativa.

No entanto, com algumas medidas preventivas e tomando medidas rápidas quando elas aparecem, pode ajudar a minimizar os danos.

Excrementos do caruncho do tomateiro. Crédito da foto: Whitney Cranshaw, Universidade Estadual do Colorado, Bugwood.org Uma larva madura do verme do chifre do tabaco. Crédito da foto: William M. Ciesla, Forest Health Management International, Bugwood.org

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.