Índice
Desde o Quebeque, no Canadá, até Honolulu, no Havai, há muito que se utiliza o método da treliça de cordas para suportar as plantas de tomate. Não é de admirar, também, que estas treliças tornem a limpeza pós-colheita muito fácil. Basta cortar as cordas e guardar as estacas no telheiro. Fácil como uma tarte de tomate!
Aqui estão cinco opções simples de treliças de cordas para considerar nesta época de tomate, desde práticas a bonitas. Embora todas sigam o mesmo conceito básico, as treliças variam ligeiramente com base na necessidade ou na localização. Veja estes tutoriais e faça a sua escolha - ou desenhe a sua própria treliça de cordas e partilhe-a connosco no Facebook!
Imagem cortesia de gardenbetty.com1. a treliça de cordas clássica
A blogger de jardinagem Linda Ly, também conhecida por Garden Betty, é fã da treliça de cordel Florida Weave básica para tomates (ou outros vegetais trepadores). Resumindo, passa-se cordel de jardim resistente às intempéries entre duas estacas, entrelaçando-o à volta e atrás, de modo a que haja cordel de cada lado de cada tomateiro. À medida que a planta cresce, acrescenta-se mais cordel mais acima nas estacas.Alguns jardineiros reivindicam o direito de se gabarem com base no número de cordas que usam - assim, um "tomate de 7 cordas", por exemplo, superaria um "tomate de 4 cordas". Também chamada de treliça Cat's Cradle, pode usar vergalhões em vez de estacas de madeira para uma versão mais duradoura.
Imagem cortesia de whizbangtrellis.blogspot.com2. a treliça de cordas com espigão em T
Herrick Kimball, o homem por detrás do blogue Whizbang T-Post Trellis, prefere amarrar as suas plantas de tomate na vertical, a partir de uma barra superior ligada a duas estacas.Ele também inclui um tutorial para fazer uma treliça com arame de reforço de betão - material barato, mas que acaba por ficar muito bonito com todos os seus tomates amarrados a ela.
3. a treliça de cordas em "V" invertido
No verão passado, durante uma visita à cidade do Quebeque, no Canadá, vi esta treliça de cordas simples e elegante. Para a fazer, basta amarrar varas de bambu de 2,5 metros para formar "V" invertidos, passar uma vara horizontal (ou varas) ao longo dos topos e, em seguida, fixar pequenas estacas de madeira de cada lado para ancorar as secções no solo.(As plantas devem ficar centradas entre cada par de "V"). Dica para reduzir os custos: Pergunte antes de comprar bambu - pode ser que o consiga obter gratuitamente de alguém que tenha uma grande quantidade a crescer no seu quintal.
Imagem cortesia de blog.joshuafeyen.com4. a treliça de cordas diagonais
Para uma treliça de cordas menos convencional, estamos intrigados com o design inteligente de Joshua Feyen. Primeiro, um poste é passado entre duas estacas, depois os cordões são passados do poste para as estacas colocadas no chão. Você planta seus tomates favoritos (ou pepinos ou feijões) ao lado das extremidades baixas dos cordões, depois as plantas sobem diagonalmente até o topo.Esta é uma configuração ideal para jardineiros mais baixos que querem cultivar tomates altos. É também a treliça de cordas mais invulgar que já encontrei e estou ansioso por testá-la por mim próprio! Descubra os detalhes do design desta treliça de cordas diagonal aqui.
imagem cortesia de foodformyfamily.com5. a treliça de cordas com estrutura de madeira
Esta estrutura robusta, encontrada no blogue Food for My Family de Shaina Olmanson, também foi construída para treinar os tomateiros para crescerem na diagonal. No entanto, esta foi concebida como um anexo a uma cama elevada, pelo que não vai a lado nenhum tão cedo. Pode ser mais cara de construir do que outras opções de treliça de cordas, mas pode valer a pena se estiver à procura de uma estrutura mais permanente ou se quiser seguirClique aqui para mais informações sobre como fazer esta treliça de cordas com estrutura de madeira. (Mas primeiro, leia o nosso artigo sobre rotação de culturas hortícolas para descobrir porque é que não vai querer usá-la para os seus tomates novamente no próximo ano).
Por Amanda Davis