Guia de colheita dos legumes de verão

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

Utilize este guia de colheita para saber quando os seus feijões, tomates, abóboras e outros legumes de verão estão no auge do sabor.

Feijões

Pode colher as favas quando são muito jovens e servi-las como favas de bebé, ou pode esperar até que atinjam o tamanho normal para obter uma colheita mais abundante. Use duas mãos para colher, porque os caules das favas partem-se facilmente. Não puxe as vagens; segure o caule com uma mão e colha com a outra. Colha dia sim, dia não, quando as favas começarem a dar frutos, para garantir que produzem todo o seu potencial.Os feijoeiros saudáveis rebentam frequentemente e produzem um segundo e um terceiro fluxo de feijões quando as plantas estão felizes.

Escaldar e congelar é a forma mais fácil de conservar uma colheita abundante de feijões. Escalde-os em água a ferver durante 1 minuto e depois arrefeça-os rapidamente em água gelada. Este processo ilumina e fixa a sua cor, preservando a textura estaladiça das vagens.

Saiba mais sobre como cultivar feijão.

Colha as favas com frequência para as manter a produzir o máximo de tempo possível. Pode colhê-las em qualquer fase, antes que as sementes no interior comecem a encher-se e a fazer com que as vagens pareçam irregulares.

Melões Cantaloupe e Honeydew

Os melões amadurecem tipicamente num curto período de tempo. Assim que um melão estiver maduro, os outros não ficarão muito atrás, geralmente dentro de 3 a 4 semanas. Cerca de uma semana antes de um melão estar maduro, minimize a rega para apenas o suficiente para evitar que as videiras murchem. Isto permite que as videiras concentrem os açúcares no fruto. Demasiada água dilui o açúcar e, claro, a doçura.

Pode avaliar o estado de maturação de um melão pela cor da casca e pelo caule. A casca de um melão muda de cinzento-esverdeado para amarelo-acastanhado, e o padrão de rede torna-se mais pronunciado. No caule, aparece uma fenda que circunda a base do caule. Um melão maduro deve escorregar diretamente da videira. Os melões maduros também desenvolvem um aroma doce e almiscarado que se nota quando se cheira o fruto.

O melão de pele lisa fica com uma cor creme quando está maduro, e a extremidade da flor deve ceder ligeiramente quando pressionada. Evite pressionar a extremidade da flor repetidamente enquanto tenta avaliar a maturação. A pressão excessiva pode levar a nódoas negras, o que dá uma falsa leitura da maturação. Para colher um melão que não tenciona utilizar imediatamente, deixe cerca de 2,5 cm do caule para evitar que o melão apodreça.

Guarde os melões no frigorífico até uma semana.

Saiba mais sobre como cultivar melão e melada

É possível cheirar a doçura de um melão através da sua casca amarela e madura.

Milho doce

Pode ser difícil saber quando uma espiga de milho está pronta para ser colhida, porque não se consegue ver o interior da casca. Observe as sedas. Devem ser castanhas e secas, com apenas um pouco de verde fresco na base. Aperte a casca para ver se a espiga no interior parece gorda, e não magra. Se a espiga parecer madura, verifique descascando apenas o suficiente da casca para expor alguns centímetros da espiga. Espete um grão com o seuO milho está pronto para ser colhido se sangrar uma seiva ligeiramente leitosa, como o leite desnatado. Se o líquido for transparente, a espiga não está pronta. As espigas demasiado maduras terão um aspeto demasiado leitoso, como a nata em relação ao leite desnatado; muitas vezes têm um sabor a amido.

As espigas perfeitamente maduras também têm um sabor doce e açucarado quando provadas cruas. Sempre que possível, colha o milho doce de manhã, quando as espigas estão frescas. Para retirar a espiga, use uma mão para segurar o caule do milho e a outra para puxar a espiga para baixo e para fora do caule, torcendo um pouco até que se parta.

Coloque imediatamente as espigas colhidas no frigorífico para ajudar a conservar os açúcares até à hora da refeição. O milho extra-doce pode ser escaldado e congelado, na espiga ou fora dela.

Saiba mais sobre como cultivar milho.

As borlas secas e castanhas indicam que o milho está quase pronto para ser colhido.

Pepino

Os pepinos podem ser colhidos sempre que estiverem suficientemente grandes para serem utilizados. Verifique as videiras diariamente quando os frutos começarem a aparecer, pois estes crescem rapidamente. As videiras produzem mais frutos quanto mais forem colhidos. Para retirar os frutos, utilize uma faca ou uma tesoura, cortando o caule acima dos frutos. Puxá-los pode danificar as videiras frágeis.

Não deixe que os pepinos fiquem grandes demais ou eles ficarão amargos e também impedirão que a videira produza mais. Os frutos muito maduros têm sementes duras que são difíceis de mastigar. O amarelecimento na parte inferior (extremidade da flor) de um pepino indica frutos muito maduros e amargos. Nunca deixe os frutos muito maduros na videira só porque já estão muito maduros. Retire-os.

Pode conservar os pepinos colhidos no frigorífico durante 7 a 10 dias, utilizando-os logo que possível após a colheita. Se não comer um pepino cortado de uma só vez, cubra a parte não utilizada com película aderente para evitar a desidratação no frigorífico. De facto, é uma boa ideia embrulhar os pepinos inteiros em plástico ou guardá-los num saco com fecho no frigorífico. Lembre-se de que os pepinos comprados em lojas sãoOs seus não são. Se os mantiver embrulhados ou num saco de plástico com fecho de correr, ficarão estaladiços durante mais tempo.

Saiba mais sobre como cultivar pepinos

Corte os pepinos da vinha enquanto ainda estão bem verdes; o amarelecimento é um sinal de que estão demasiado maduros e sem sementes.

Beringela

Os frutos da beringela podem ter um sabor amargo se forem apanhados pouco maduros ou demasiado maduros, pelo que a colheita faz parte da arte do cultivador de beringelas. Um fruto perfeito deixará de crescer, terá uma pele brilhante e mostrará uma pitada de sementes macias, bem formadas, mas brancas e imaturas quando o abrir. Os frutos sem sementes visíveis são imaturos e as sementes duras e escuras encontram-se na beringela demasiado madura.

Utilize uma tesoura de poda para colher a beringela com um pequeno pedaço de caule, uma vez que os frutos não se soltam com a mão. Enxagúe, seque e guarde no frigorífico durante vários dias. A beringela descolora rapidamente quando é cortada, por isso trabalhe rapidamente quando preparar fatias ou espetos para grelhar. As marinadas que incluem sal, vinagre ou sumo de limão impedem que os pedaços de beringela cortados escureçam.

Saiba mais sobre como cultivar beringela

As beringelas devem ser brilhantes e de cor fiel. Quando a sua cor se desvanece e perde o brilho, estão demasiado maduras e podem ser amargas. São os tipos branco e roxo.

Quiabo

O quiabo é um legume "corta e volta". Continue a cortar as vagens todos os dias ou dois, e elas continuarão a aparecer.

O tempo quente ajuda as vagens a crescerem rapidamente, por isso verifique as plantas todos os dias assim que começarem a produzir. Uma vagem pode crescer do nada até ao tamanho normal em 2 dias. As vagens aparecem primeiro na base da planta para cima, pelo que no final da estação poderá estar nas pontas dos pés ou num escadote para colher.

As vagens são ideais quando têm entre 2 e 4 polegadas de comprimento; tornam-se muito duras e fibrosas se ficarem na planta. Retire sempre as que são demasiado grandes para comer porque impedem a planta de produzir mais.

Algumas pessoas têm comichão devido ao contacto com os pêlos duros das folhas do quiabo, por isso é melhor usar luvas e uma camisa de mangas compridas quando colher os quiabos.

Em climas quentes, onde o verão dura muito tempo, as plantas de tamanho normal podem atingir 1,5 a 2 metros de altura. Neste caso, muitas pessoas podam variedades vigorosas como a Clemson Spineless no final do verão, cortando cerca de um terço do topo das plantas. Os rebentos ao longo do caule principal crescem e produzem uma colheita tardia. Pode utilizar técnicas semelhantes para rejuvenescer variedades de quiabos anões como a Little Lucy vermelha, que éfrequentemente combinadas com ervas aromáticas e flores em recipientes espaçosos.

Saiba mais sobre como cultivar quiabos

As vagens de quiabo podem ser colhidas em qualquer tamanho jovem, mas será como comer papelão se ficarem grandes. Colha todos os dias ou dois. Elas crescem rapidamente.

Pimentos

Utilize uma tesoura de poda ou uma faca afiada para cortar os pimentos com um pequeno pedaço de caule. Puxar os pimentos à mão faz com que os ramos inteiros se partam. Lave os pimentos com água, seque-os com uma toalha e guarde-os no frigorífico.

Se não tiver a certeza do que isso significa, verifique a descrição da variedade que comprou na etiqueta ou no nosso sítio Web. Muitos pimentos ficarão vermelhos, mas podem ser consumidos verdes. Os pimentos vermelhos, amarelos e cor de laranja começam por ser verdes e ganham cor mais tarde.

Se não sabe exatamente que tipo de pimento tem, não se preocupe. A maioria pode ser consumida em qualquer fase. Felizmente, os pimentos têm uma longa janela de tempo para a colheita; podem ficar pendurados numa planta durante vários dias após a maturidade. Os pimentos muito maduros ficam normalmente mais doces. Os pimentos muito maduros ficam normalmente mais picantes. Descobrirá isso depois de aparecerem os primeiros pimentos. Os pimentos, tal como a maioria dosOs legumes são mais produtivos se os colhermos frequentemente, por isso não nos aproveitemos da sua paciência.

Saiba mais sobre como cultivar pimentos.

Os pimentos não pressionam os jardineiros a colher imediatamente. A maioria fica na planta durante algum tempo. Colha quando a sua cor e tamanho forem fiéis ao tipo. Deixados na videira, os pimentos picantes ficarão mais picantes.

Abóboras

À medida que as abóboras se formam, pode colocar um pedaço de cartão ou de jornal dobrado por baixo das abóboras para evitar o contacto com o solo e o possível apodrecimento, especialmente se estiver a cultivar poucas abóboras. Os frutos estão maduros quando estão completamente coloridos, a pele está dura e o caule começa a murchar e a secar. As videiras das abóboras são muitas vezes espinhosas, por isso use luvas e mangas compridas quando as colher para evitar comichão. Muitas vezes, as videiras dePara colher, corte os caules com uma faca afiada, deixando pelo menos 2,5 cm de caule nos frutos (quanto mais caule, melhor). Levante as abóboras passando a mão por baixo da parte inferior do fruto. Nunca levante uma abóbora pelo caule; se o caule se partir, a abóbora não se conserva bem.

Antes de guardar, coloque as abóboras ao sol durante cerca de 2 semanas para endurecer a pele, selar o caule e melhorar o sabor. O tempo seco e quente é o melhor; proteja as abóboras curadas das noites de geada com cobertores velhos ou levando-as para um telheiro ou garagem. Guarde as abóboras curadas num local fresco, arrumando-as de modo a não se tocarem. O espaço de armazenamento ideal tem uma temperatura de 50 graus com cerca de 60 por centomas uma vez que a maioria das casas não dispõe de uma cave, faça o melhor que puder numa cave, num espaço livre de parasitas ou noutro local de armazenamento livre de geada. Em condições ideais, as abóboras curadas devem ser armazenadas durante 2 a 3 meses.

Saiba mais sobre como cultivar abóboras.

Uma abóbora está madura quando está completamente colorida, a pele está dura e o caule começa a murchar e a secar.

Batatas doces

Para evitar ferir os tubérculos, localize a base da planta que pretende escavar e, em seguida, utilize um garfo de escavação para soltar um círculo de 18 polegadas de largura à volta da planta. Puxe a coroa e utilize as suas mãos para colher as batatas-doces. Para facilitar a escavação e tirar as videiras da suaA colheita é efectuada antes da geada, pois as temperaturas baixas podem reduzir a qualidade das batatas e a sua capacidade de conservação.

As batatas-doces não são muito doces quando são escavadas pela primeira vez, mas são óptimas para tartes ou caçarolas açucaradas. Precisam de um período de repouso e de "cura" para realçar a sua doçura. Não lave as batatas-doces antes de as curar. Em vez disso, sacuda a terra e coloque-as num local quente (80°F a 90°F) e bem ventilado durante cerca de 10 dias. Uma mesa à sombra, ao ar livre e longe da chuva, é uma boa opção.Depois de 10 dias, leve os tubérculos curados para um local fresco e seco, mas não refrigere nem guarde a uma temperatura inferior a 50°F. As batatas doces curadas conservam-se até 6 meses quando armazenadas a cerca de 60°F comhumidade elevada; uma cave é ideal, e uma arrecadação ou despensa com ar condicionado também serve.

Antes de cozinhar, lave e utilize uma escova para legumes para esfregar as batatas-doces. Não as embrulhe em papel de alumínio quando cozinhar, pois isso faz com que elas cozinhem a vapor. Se as cozer sem embrulhar, elas caramelizarão melhor.

Saiba mais sobre como cultivar batata-doce.

As melhores e mais doces batatas doces são cozinhadas sem alumínio à volta.

Tomates

Os sinais exactos de amadurecimento variam consoante a variedade, mas, em geral, os tomates perfeitamente maduros apresentam uma cor profunda, mas ainda se sentem ligeiramente firmes, não duros, quando são suavemente espremidos. É como a diferença entre um pêssego ou abacate duro e um que está apenas a começar a amolecer.

À medida que os tomates começam a amadurecer, a sua cor muda de um verde médio vibrante para um tom mais claro, com ténues riscas cor-de-rosa ou amarelas. Estes "quebradores", ou tomates verdes maduros, podem ser cortados em salsas, em pickles ou fritos numa frigideira para um aperitivo estaladiço. No entanto, os sabores do tomate tornam-se muito mais complexos à medida que os frutos amadurecem, pelo que tem boas razões para esperar. A imagem na etiqueta que vem com cadaA variedade Bonnie indica a cor final, madura.

Os tomates colhidos devem ser armazenados à temperatura ambiente dentro de casa ou num local à sombra no exterior. Nunca refrigerar os tomates, porque as temperaturas inferiores a 55° provocam a degradação dos preciosos compostos aromáticos. As colheitas excedentárias podem ser congeladas, enlatadas ou secas para utilização futura.

Saiba mais sobre como cultivar tomates.

Pode colher os tomates um pouco verdes para amadurecerem dentro de casa, mas eles terão mais sabor se ficarem na planta até ficarem completamente coloridos.

Melancias

As melancias amadurecem normalmente ao longo de 2 semanas. Assim que um melão estiver maduro, os outros não ficarão muito atrás. Cerca de uma semana antes de um melão estar maduro, regue apenas o necessário para evitar que as videiras murchem. A falta de água faz com que os açúcares se concentrem no fruto. Demasiada água reduz a doçura.

A casca muda de um verde brilhante para um verde baço e a parte que toca no solo muda de um branco esverdeado ou amarelo palha para um amarelo rico e cremoso. Os jardineiros também avaliam o estado de maturação de uma melancia batendo na casca e ouvindo um baque baixo. Afine o seu ouvido para o som incorreto batendo em alguns frutos que não estejam maduros.os frutos maduros ressoam com um som agudo e metálico.

As melancias conservam-se 2 a 3 semanas sem refrigeração. Coloque-as numa cave fresca para aumentar o seu tempo de conservação. Depois de cortadas, refrigere as porções não utilizadas. Se tiver mais melão à mão, corte-o em cubos ou em bolas e congele-o para fazer granizados.

Saiba mais sobre como cultivar melancias.

A cor de uma melancia madura é um pouco baça em comparação com uma melancia ainda na vinha, e a parte de baixo onde estava deitada no chão é amarela.

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.