Cultivo de Stevia

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

Embora a estévia ( Stevia rebaudiana ) parece uma planta verde comum, mas é uma escolha excitante para o jardim de ervas devido à doçura natural e sem calorias que se encontra nas suas folhas. Apreciada por diabéticos e pessoas que fazem dieta, a estévia é uma planta perene tenra que adora o sol quente e morre num congelamento. No entanto, nas zonas 9 e mais quentes, as raízes normalmente sobrevivem ao inverno e voltam na primavera. Pode hibernar na zona 8,Os jardineiros das zonas sem geadas gostam de cultivar estévia durante todo o ano, permitindo-lhe crescer até se tornar um pequeno arbusto. No entanto, o vigor diminui após o segundo ano, por isso, se quiser colher o máximo de folhagem, vale a pena replantar.

Se jardinar em recipientes, dê à sua planta de estévia pelo menos um vaso de 12 polegadas com uma mistura de envasamento de qualidade. Coloque-a a pleno sol e regue sempre que a polegada superior do solo de envasamento parecer seca.

Guia rápido para o cultivo de Stevia

  • Esta erva doce e de baixas calorias cresce bem no solo, mas também é uma excelente planta de recipiente.
  • Espace as plantas de estévia com 18 polegadas de distância ou plante-as em recipientes de 12 polegadas.
  • Cultive esta planta que adora o sol numa área que receba muita luz e tenha um solo rico e bem drenado com um pH de 6,7 a 7,2.
  • Alimentar regularmente com um alimento vegetal solúvel em água para promover uma produção saudável de folhas.
  • Regue quando a camada superior do solo ficar seca, mas não deixe que o solo fique encharcado.
  • Colher as folhas de stevia quando estiverem suficientemente grandes para serem utilizadas.

Solo, plantação e cuidados

Plante a estévia de forma a que tenha cerca de 30 cm de espaço para chamar de seu. No solo solto, argiloso e bem drenado que a planta prefere, ela crescerá de 1 a 3 pés de altura, dependendo da duração da sua estação de crescimento. Espere até que todo o perigo de geada tenha passado antes de plantar. Melhore o solo existente misturando-o com o solo para todos os fins Miracle-Gro® Performance Organics® ou plante-o emAmbos são enriquecidos com composto envelhecido e proporcionam uma excelente base para as raízes das plantas. Para um melhor crescimento, para além de plantar num solo de boa qualidade, alimente a estévia regularmente com Miracle-Gro® Performance Organics® Edibles Plant Nutrition, conforme indicado no rótulo. Aplique uma cobertura vegetal para evitar que a planta seque nos dias quentes de verão.As plantas cultivadas em contentores beneficiarão dos mesmos alimentos vegetais e da mesma cobertura vegetal.

Resolução de problemas

A estévia não gosta de solo encharcado, por isso certifica-te de que tem uma boa drenagem, ou as raízes podem apodrecer. Um sinal claro de apodrecimento é o murchamento, do qual a planta não recupera após a rega. Felizmente, poucos insectos incomodam as plantas de estévia.

Colheita e armazenagem

As folhas são mais doces nas temperaturas frescas do outono, sendo também mais saborosas antes da floração da planta.

Para preservar a abundância do verão e tornar a estévia mais fácil de usar, seque-a. Corte os caules inteiros e, em seguida, retire as folhas e as pontas dos caules tenros. Coloque-os sobre um tecido solto ou uma tela não metálica, ao ar livre, num dia seco e ensolarado. Um dia deve ser suficiente para secar as folhas; não se esqueça de as trazer para dentro de casa antes que o orvalho as humedeça novamente. Também pode usar um desidratador de alimentos, se tiver um. Assim que asAs folhas em pó não se dissolvem, mas são uma excelente forma de adoçar as suas bebidas e alimentos.

Utilizações

Utilize as folhas frescas durante a estação de crescimento para adoçar o chá. A doçura das folhas é aproximadamente um quarto da concentração da estévia branca em pó vendida nas lojas.

Quando adoçar com folhas em pó, utilize cerca de 1/8 de colher de chá de stevia seca para igualar a doçura de 1 colher de chá de açúcar. Lembre-se de que, embora a stevia resista ao calor da cozedura, não carameliza como o açúcar nem alimenta a levedura para pães.

Plantar a estévia no solo ou num recipiente, no solo solto, argiloso e bem drenado que ela prefere. A estévia dá pequenas flores brancas no outono. Nesta altura, a planta estica-se e oferece menos folhas boas para a colheita. Apara as flores para manter a planta a produzir folhas o máximo de tempo possível.

Perguntas frequentes

Experimentei pacotes de stevia da mercearia, as folhas frescas sabem melhor?

As folhas frescas de estévia não são tão intensamente doces como a versão concentrada vendida na loja. Consequentemente, é mais difícil exagerar, deixando a comida com um sabor amargo. Muitas pessoas parecem gostar mais da estévia fresca (ou das folhas secas em pó) do que da concentrada, mas deve experimentar por si próprio.

Posso simplesmente colocar uma folha de stevia no meu copo de chá para o adoçar?

Na verdade, é necessário deixar o chá em infusão com folhas de estévia frescas. O calor liberta a doçura. Se utiliza um chá instantâneo ou gosta de adoçar limonada, faça um extrato cortando cerca de uma chávena de folhas frescas e deitando água morna sobre elas. Deixe-as em infusão durante a noite. Depois, coe e guarde no frigorífico. O extrato pode ser utilizado para adoçar chá, café, bebidas de fruta, fruta picada e sobremesas. Durarácerca de um mês no frigorífico - se não o utilizar todo primeiro.

De onde veio a stevia?

Há centenas de anos que a estévia é um alimento básico dos povos indígenas do Paraguai, de onde é originária. Os primeiros colonos começaram a utilizá-la, passando a ser conhecida como yerba dulce, que é "erva doce" em espanhol. É muito utilizada no Japão em vez de adoçantes artificiais. Para muitas pessoas, é mais saudável do que o açúcar, porque tem pouco impacto nos níveis de glicose no sangue.

Quantas plantas são necessárias para uma família de quatro pessoas?

Depende da quantidade que a sua família usa e se planeia secá-la para usar durante o inverno. Para adoçar um jarro ocasional de chá gelado, 1 planta deve ser suficiente. No entanto, pode querer até 6 se planear cortar e secar as folhas. Mesmo assim, não precisará de tanta estévia em pó como precisaria de açúcar. Por exemplo, 1/8 de colher de chá de estévia em pó e seca é equivalente a 1 colher de chá deaçúcar granulado.

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.