Índice
Por vezes, um tomate não tem o aspeto que se espera. Aqui estão algumas peculiaridades comuns do tomate que podem ser observadas e que não são causadas por insectos nem por doenças - e o que (se for o caso) fazer em relação a elas.
Frutos com formas bizarras
Também chamado de catfacing, não tem nada a ver com gatos; a palavra descreve frutos enrugados ou deformados. Pode acontecer com morangos e tomates expostos a temperaturas abaixo de 50 graus quando em floração ou frutificação. O clima frio interfere com a polinização e pode fazer com que a flor grude no fruto em desenvolvimento, o que impede que parte do fruto se desenvolva. Enquanto isso, outra parte fazÉ mais frequente nos tipos de frutos grandes.
Escaldadura solar
Os tomateiros protegem os seus frutos com um guarda-chuva de folhas. Em tempo brilhante e quente, os frutos expostos ao sol podem desenvolver uma mancha escaldada ou queimada pelo sol. Isto é mais comum nos frutos verdes. No início, aparece uma mancha amarela na parte do tomate que está sob a luz solar direta e quente; quando o fruto amadurece, forma uma mancha cinzenta com uma superfície de papel. Esta não é uma razão para evitar o sol pleno, a menos queOs tomates têm uma cobertura foliar suficiente para evitar que este problema ocorra na maior parte dos frutos.
Pele rachada
Quando um tomate se enche de água demasiado depressa, geralmente depois de um período de seca, a pele pode rachar. Algumas variedades são "resistentes às rachaduras", o que significa que não se racham facilmente, mas nenhuma é à prova de rachaduras. Certifique-se de colher e comer imediatamente os frutos com rachaduras. Deixadas na planta, as rachaduras apodrecem frequentemente ou são rapidamente descobertas por pequenos besouros.
Folhas queimadas pelo sol
Se os seus tomateiros novinhos em folha desenvolverem subitamente manchas branco-acinzentadas nas folhas, em tempo quente e soalheiro, pouco depois da plantação, pode tratar-se de um simples caso de queimadura solar. As plantas podem ter estado no escuro no nosso camião e depois à sombra na loja durante alguns dias. Quando subitamente colocadas em pleno sol, as folhas podem queimar. Não se preocupe: a planta recupera. Não é interessante queAs folhas, tal como a nossa pele de inverno, podem reagir a essa primeira explosão súbita de sol?
A forma bizarra dos tomates como esta pode ser causada por um clima mais frio do que o normal. A pele do tomate pode rachar quando a planta absorve água mais rapidamente do que o fruto pode expandir-se. É comum após o tempo seco. O apodrecimento da extremidade da flor é o único item desta lista que não pode ser completamente ignorado, embora também possa parar de aparecer por si só quando as plantas já não estão sob stress de seca. Mantenha o solo uniformemente húmido. Algumas variedades não ficam naturalmente vermelhas no topo, mas mantêm os "ombros verdes" mesmo quando maduras.O fundo do tomate apodrece
Leia mais sobre este problema - e descubra o que pode fazer para o resolver - no nosso artigo Conquer Blossom End Rot.
As flores caem
Se o tempo da primavera for demasiado frio ou se se verificar uma onda de calor no verão, as flores dos tomates podem cair. As coisas melhorarão quando a temperatura voltar ao normal. A maioria dos tomates precisa de temperaturas entre os 55 e os 75 ou 80 graus para dar frutos, mas as variedades da Bonnie são especialmente criadas para aguentar um pouco mais de castigo. Pode plantar variedades precoces (como a Early Girl) e variedades extra tolerantes ao calor (como aVer a nossa página de variedades de tomate para conhecer os tomates que melhor se adaptam a climas frios ou quentes.
Ombros verdes
Alguns tomates mantêm naturalmente uma pequena coloração verde na parte superior, ou "ombro", do fruto. Esta é uma caraterística genética que é mais comum nas variedades de herança e nos híbridos mais antigos. Colha quando o resto do fruto parecer maduro.
Caules irregulares
Por vezes, verá muitas pequenas protuberâncias no caule principal (ver imagem no topo da página). Felizmente, isto não é geralmente nada de mau. São apenas os "primórdios da raiz", ou a fase inicial das raízes que se desenvolveriam se o caule estivesse debaixo da terra. São mais comuns em tempo húmido. Ocasionalmente, as protuberâncias indicam danos nas raízes subterrâneas, por isso, observe a saúde geral da planta.
Caules eriçados
Por vezes, essas protuberâncias no caule transformam-se em crescimentos brancos semelhantes a cerdas. Chamam-se raízes aéreas (ou adventícias), e é exatamente isso que são: crescimentos que se transformariam em raízes normais se estivessem no solo. Embora as raízes em si não sejam uma indicação de que algo está errado com a planta, desenvolvem-se frequentemente onde há excesso de humidade (por exemplo, quando houve muitachuva, ou se a planta foi plantada numa zona onde a água tende a acumular-se), por isso certifique-se de que permite à planta uma boa drenagem.
Para mais informações sobre o cultivo e os cuidados a ter com os tomates, visite a nossa página sobre tomates.