Como cultivar tomates em vasos

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

O cultivo de tomates em vasos nivela o campo de jogo da horta doméstica, colocando uma colheita de "maters" cultivados em casa ao alcance de quase toda a gente, independentemente do local. Isto porque pode cultivar tomates em vasos praticamente em qualquer lugar onde tenha um local ensolarado, quer seja num terraço, na entrada da garagem, na varanda, no telhado, na escada de incêndio ou noutro local qualquer.

1. escolher um bom local

Coloque os vasos onde recebam, pelo menos, seis horas de sol. Se os vasos não estiverem perto de uma fonte de água, certifique-se de que consegue levar uma mangueira de jardim até eles (ou não se importa de carregar um regador), porque os tomates precisam de um fornecimento constante de humidade. Agrupe os vasos, mas não tão perto que as folhas se esfreguem umas nas outras (isso pode ajudar a espalhar doenças).vasos interiores, o que pode ser útil quando as plantas se encontram em betão ou num caminho de asfalto, que absorvem e reflectem o calor.

2. encontrar os melhores tomates para si

Quer pretenda cultivar tomates para petiscar, cozinhar, fazer sandes, fatiar ou tudo o que já foi dito, existem imensas variedades por onde escolher. Aqui estão algumas das nossas recomendações de tomates que crescem bem em vasos.

Tamanho da mordida

    • Tomate amarelo Tumbling Tom (para cestos suspensos)
    • Tomate vermelho cereja Husky
    • Tomate-cereja Sweet Million*

Pastas e molhos

    • Tomate Roma
    • Mónica Tomate Roma
    • Molho Sunrise Tomate**

Cortar

    • Tomate Bush Early Girl
    • Tomate de arbusto melhor
    • Tomate do pátio

Quer explorar mais opções de tomate? O nosso Tomato Chooser elimina o trabalho de adivinhação para descobrir quais os tomates que funcionarão melhor na sua horta. (Não se esqueça de procurar o logótipo Bonnie Plants® quando estiver no centro de jardinagem - assim saberá que estará a receber plantas jovens, fortes e vigorosas!cultivar tomates indeterminados em recipientes, é claro, desde que se forneça apoio e volume de solo suficientes. Por falar nisso...

3. escolher a panela certa

Essas mudas podem parecer pequenas agora, mas um tomateiro adulto precisa de muito espaço para um sistema radicular forte. Para uma produção máxima, o tamanho ideal do vaso é de 18 polegadas de diâmetro para tomates determinados e 24 polegadas de diâmetro para tomates indeterminados. Ao usar um vaso de tecido ou outro tipo vendido por volume, procure 20 galões. Não há problema em usar um recipiente menor, como um balde de 5 galões ou 10 galõesTodos os recipientes (exceto os de tecido) necessitam de orifícios de drenagem, por isso certifique-se de que faz vários se não houver nenhum. Se vive numa região quente como o Sul profundo, o Texas ou o Sudoeste desértico, podeEvite os recipientes de plástico preto, que tendem a reter muito calor, o que aquece o solo e pode diminuir o crescimento das plantas.

4. utilizar terra para vasos de qualidade superior

A terra de jardim dos canteiros tende a ser demasiado pesada para os recipientes - compacta em demasia - e pode conter organismos patogénicos. Os tomates são susceptíveis a doenças (como o míldio) e pragas (como os nemátodos) que podem ficar no solo, e uma das vantagens de cultivar em vasos é que isso pode reduzir os surtos. Encha os recipientes com uma mistura para vasos de qualidade superior, como a mistura envelhecida enriquecida com composto Miracle-Gro® Performance Organics®All Purpose Container Mix, para obter melhores resultados. Leve e fofo, proporcionará muito espaço para que o ar e a humidade se movam através do solo.

5. plantar os tomates corretamente

Não se esqueça de cavar um buraco suficientemente fundo para cobrir dois terços do caule do tomate para incentivar o crescimento de mais raízes. Como regra geral, espere para plantar até depois da data da última geada da sua área. Se houver a ameaça de uma noite fria, cubra os vasos com um cobertor de geada e envolva-os com cobertores, palha ou serapilheira para proteção extra. (Não pode esperar para plantar? Descubra como começar cedo a cultivar tomates).

6) Adicionar suporte

Insira um suporte quando plantar cada tomate, pois fazê-lo mais tarde pode perturbar as raízes em crescimento. Uma gaiola ou estaca tradicional para tomates funciona bem para os tipos determinados. Utilize uma treliça de cordas, uma estaca alta, um toutour para tomates ou uma gaiola robusta para tomates indeterminados. Para criar as suas próprias gaiolas para tomates, dobre uma vedação metálica ou arame de porco numa forma cilíndrica, depois utilize arame para ligar as extremidades. Insira-o emo solo ou deslize-o sobre o exterior do vaso, depois fixe-o em estacas firmemente cravadas no solo.

7. cobrir o solo

Quando plantar tomates em vasos, mantenha o solo pelo menos 2,5 cm abaixo da borda do vaso, para que possa adicionar uma camada de cobertura vegetal para ajudar a manter o solo húmido. Pode utilizar materiais tradicionais de cobertura vegetal, como palha, casca de árvore desfiada, folhas cortadas ou jornal (sem as circulares brilhantes). O papel decompõe-se rapidamente, especialmente nas regiões mais quentes, por isso planeie renovar a camada conforme necessário durante a estação de crescimento.

8. regar regularmente

A rega adequada é uma grande chave para o sucesso do cultivo de tomates em vasos. Mantenha o solo consistentemente húmido, mas não saturado. (A humidade inconsistente pode abrir caminho ao apodrecimento da extremidade da flor.) Utilize o teste do dedo para ver se uma planta precisa de água: se a polegada superior do solo estiver seca quando empurra o dedo para dentro dela, está na altura de a regar. (As plantas maiores do que a altura do joelho podem necessitar de rega quase diária uma vezUm sistema de rega gota a gota pode ajudar a reduzir o tempo que passa a segurar a mangueira e pagar-se-á rapidamente se estiver a cultivar uma grande colheita de tomates em vasos. Se estiver a cuidar apenas de algunsQuando as férias de verão se aproximam, arranje alguém para fazer a rega, se espera ainda ter tomates para colher quando regressar.

9. alimente as suas plantas

Embora começar com uma mistura de envasamento de primeira qualidade dê às suas plantas de tomate um início nutritivo, para um melhor crescimento, vai querer continuar a alimentá-las regularmente durante toda a estação de crescimento. Fertilize-as com um fertilizante de libertação contínua como o Miracle-Gro® Performance Organics® Edibles Plant Nutrition Granules. Não só ajudará as suas plantas a crescerem fortes e a produzirem muitos tomates suculentos, como tambémcontém cálcio para ajudar a protegê-las contra o apodrecimento da extremidade da flor. Como com todos os fertilizantes, siga as instruções da embalagem.

10. limpeza no final da época

Se tenciona utilizar os mesmos vasos para cultivar qualquer outra planta da família dos tomates (pimentos, beringelas, batatas) durante a estação seguinte, deve começar por utilizar terra fresca. Deite fora a terra restante, lave e esfregue a terra dos vasos e, em seguida, esterilize-os limpando-os ou pulverizando-os com uma solução de uma parte de lixívia para 10partes de água.

Siga estas 10 dicas simples e não demorará muito a colher os frutos sob a forma de tomates carnudos e suculentos - sem necessidade de espaço tradicional de jardim!

Artigo escrito por Julie Martens Forney.

*Disponível exclusivamente no The Home Depot

**Disponível exclusivamente na Lowe's

Se puder, escolha um local um pouco protegido do vento, o que é especialmente útil se estiver a cultivar variedades indeterminadas (como a da extrema direita), que enviam longos ramos em todas as direcções. Se esquilos, esquilos, pássaros e outras criaturas continuarem a arrancar pedaços dos seus tomates maduros, considere protegê-los com redes para pássaros. Ao escolher um bocal para a sua mangueira, considere uma varinha de rega, como as duas mais compridas aqui, que lhe permitem chegar por baixo de um tomateiro frondoso para fornecer água diretamente ao solo. (imagem de Julie Martens Forney)
Postagem anterior Cultivo de Tomatillos

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.