Como apoiar os tomates

  • Compartilhar Isso
Quimoy Foster

Os tomateiros beneficiam de apoio, quer utilize gaiolas para tomates, estacas ou uma miríade de outras soluções criativas. Escolha um destes métodos para os manter fora do solo.

Estacar ou apoiar os tomates fora do chão para:

  • Evitar doenças
  • Facilitar a colheita
  • Manter a fruta limpa
  • Facilitar a pulverização e o controlo dos problemas

Estacas

Este suporte simples requer apenas a cravação de uma estaca no solo junto a cada planta e a amarração da planta à estaca à medida que cresce. As estacas para as variedades indeterminadas precisam de ter 1,5 a 2 metros de altura, com cerca de 1 metro no solo para garantir a estabilidade. Pode comprar estacas de madeira, plástico e bambu para tomates, ou pode criar as suas próprias estacas a partir de canos ou outros materiais de recuperação.

Coloque a estaca ao lado da planta quando a colocar. Se esperar, não espere muito tempo, pois pode ferir as raízes. Amarre o caule principal à estaca com laços macios para evitar ferir o caule. Tiras de meia-calça de 15 cm são ideais.

  • Coloque as estacas a uma distância de 2 a 4 pés, dependendo do tamanho da sua variedade de tomate.
  • No final da época, é fácil ganhar as apostas.

Gaiolas para tomates

As gaiolas para tomates não requerem tanta amarração porque os lados da gaiola suportam os caules. Pode comprar gaiolas de arame para tomates, embora muitas vezes não sejam suficientemente grandes para as variedades indeterminadas.

Pode fazer uma grande gaiola para tomates que dure anos com arame de reforço de betão de 1,5 m e calibre 10, com aberturas de 15 cm. Corte um comprimento de 4,5 m do arame e enrole-o para fazer uma gaiola circular com cerca de 18 cm de diâmetro. Corte os dois níveis inferiores do arame horizontal para criar "pernas" que pode empurrar para o solo para manter a gaiola de tomates no lugar. Quando colocar os tomates em gaiolas em áreas ventosas,É útil cravar um par de estacas resistentes no solo, em lados opostos, no interior da gaiola; prenda-as à gaiola para uma maior estabilidade. Plante um tomate no interior da gaiola e puxe os caules através do arame à medida que crescem para obter apoio.

  • Coloque as gaiolas a 4 pés de distância, dependendo do tamanho da sua variedade de tomate.
  • As gaiolas são fáceis de desmontar no final da época.

Treliça de arame

Uma treliça de arame é uma combinação das duas técnicas acima referidas. Para construir a treliça, afunde postes ou estacas de madeira de 4 polegadas no solo a cerca de 3 metros de distância. Certifique-se de que são suficientemente profundos e estão devidamente ancorados para suportar o peso de todos os tomates quando estiverem carregados de frutos. Os topos das estacas devem ter 1,5 ou 2 metros de altura. Agrafe ou amarre arame de reforço de betão ou vedação de arame com arames de 6 polegadasPode deixar um espaço de cerca de 30 cm entre a base do arame e o solo; deve ser suficientemente alto para que o seu motocultivador possa passar por baixo.

Plante os tomates ao longo do comprimento da treliça, a uma distância de 3 a 4 pés. Treine os caules para se enrolarem através da treliça, amarrando-os ocasionalmente quando necessário. A treliça deve durar vários anos, mas pode querer alternar os tomates com feijões e pepinos para evitar problemas de acumulação de insectos e doenças. Ao contrário dos outros dois métodos de estacaria, a treliça de arame não é móvel.

Treliça permanente

Alguns jardineiros fazem treliças permanentes com vergalhões soldados numa forma retangular alta. São suficientemente pesadas para se manterem no lugar e são esculturais, mesmo quando ficam vazias no inverno. Obviamente, dão um pouco de trabalho à partida e são necessários conhecimentos e ferramentas de soldadura, mas se os tiver disponíveis, esta é uma bela escolha.

Quimoy Foster é uma horticultora apaixonada e entusiasta da natureza que dedicou sua vida ao fascinante mundo das plantas. Formado em Botânica e anos de experiência em pesquisa de plantas, Quimoy possui um profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, seus habitats e técnicas de cultivo.Tendo passado inúmeras horas cercado por uma vegetação exuberante e estudando plantas em seus ambientes naturais, Quimoy desenvolveu um olhar aguçado para os detalhes intrincados e a beleza encontrada nas folhagens, flores e árvores. Seu amor pelas plantas não se limita apenas ao domínio científico; estende-se à sua vida pessoal, onde gosta de jardinagem, paisagismo e explorar novos jardins botânicos em todo o mundo.A paixão de Quimoy pelas plantas é contagiante e ela acredita no poder de compartilhar conhecimento e inspirar outras pessoas a apreciar as maravilhas do reino vegetal. Através do seu blog, ela pretende educar e conscientizar sobre a importância das plantas em nosso ecossistema, seu papel na melhoria da qualidade do ar e os muitos benefícios à saúde que proporcionam.Com cada postagem no blog, Quimoy combina sua experiência científica com seu estilo de escrita acessível para fornecer dicas valiosas e conselhos perspicazes para jardineiros experientes e entusiastas de plantas novatos. Ela cobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo guias de cuidados com plantas, tendências de jardinagem, práticas ecológicas e recomendações.para adicionar vegetação a espaços internos e externos.O blog de Quimoy serve como um santuário digital para os amantes das plantas, onde podem explorar um mundo de maravilhas botânicas, descobrir novas espécies, aprender sobre práticas de jardinagem sustentáveis ​​e inspirar-se para criar ambientes exuberantes e vibrantes. Sua missão é encorajar todos a desenvolver uma conexão mais profunda com a natureza e abraçar os benefícios terapêuticos que as plantas trazem para nossas vidas.Através de seu conteúdo atraente e fotografias cativantes, Quimoy Foster convida os leitores a entrar em seu próprio oásis verde, despertando uma sensação de admiração e admiração no mundo diversificado e extraordinário das plantas.