Índice
De facto, o termo "abóbora de inverno" refere-se à altura em que estes legumes são armazenados e não à altura em que são cultivados ou colhidos. São plantadas no final da primavera e cultivadas durante o verão, tal como as abóboras de verão, mas as abóboras de inverno requerem mais dias para amadurecerem e são colhidas no outono.O armazenamento de abóbora permite-lhe poupar dinheiro ao servir sabores frescos da horta no coração do inverno. Sopas saborosas, sobremesas doces e acompanhamentos fumegantes são algumas das utilizações mais saborosas da abóbora de inverno. O melhor de tudo é que a abóbora de inverno armazenada não exige nenhuma técnica de conservação elaborada. A cura é o segredo para um armazenamento bem sucedido a longo prazo, e é quase tão fácil comocolheita.
O que é a cura?
A cura consiste simplesmente em armazenar a abóbora de inverno a uma temperatura quente e com boa circulação de ar durante um período de tempo, normalmente 10 a 14 dias.
Porquê curar a abóbora?
Quando se colhe a abóbora de inverno, os frutos maduros contêm excesso de água. O processo de cura da abóbora permite que alguma dessa água saia do fruto. A eliminação do excesso de água tem vários efeitos:
- Concentra os açúcares naturais, o que torna o sabor da abóbora mais doce.
- Diminui a taxa de respiração do fruto, o que favorece a sua conservação a longo prazo.
- Ajuda a reduzir as probabilidades de apodrecimento.
A abóbora colhida continua a respirar. Durante o processo de cura, a pele torna-se mais dura, formando uma camada protetora sobre a polpa. Essa pele mais dura retarda a respiração, o que acaba por melhorar a qualidade de conservação dos frutos. A pele mais dura também resiste melhor à podridão, outro segredo para um armazenamento a longo prazo sem problemas.
Que tipos de abóbora precisam de ser curados?
As abóboras de inverno que requerem cura incluem a Blue Hubbard, a Buttercup, a Butternut e a Spaghetti. A cura reduz, de facto, o tempo de armazenamento e a qualidade da Acorn squash - não é necessário dedicar tempo ou espaço à cura destas.
Durante quanto tempo se conservam as abóboras curadas?
A forma como apanha e manuseia as abóboras de inverno afecta diretamente a sua conservação. Siga estas dicas simples para garantir que as suas abóboras se curam e duram bem.
- Cura da fruta sem defeitos. Se a pele estiver partida ou magoada, a fruta não se conserva bem.
- Utilize uma tesoura ou uma podadora para cortar as abóboras das videiras. Puxar pode facilmente desalojar ou partir o caule, o que cria uma grande ferida no fruto que pode apodrecer.
- Mantenha os caules das abóboras com 2 a 3 polegadas de comprimento. Se os caules se partirem ou se soltarem, os frutos não se conservarão bem. Utilize primeiro os frutos com caules partidos e guarde os outros.
- A geada reduz o tempo de armazenamento. Uma geada ligeira pode ajudar a adoçar algumas abóboras de inverno, mas reduz drasticamente o tempo de armazenamento. Colha todas as abóboras antes de as temperaturas nocturnas descerem para os 40º.
- Manter as abóboras secas. Não manusear nem colher frutos molhados.
- Retire com cuidado os pedaços de flor que se agarram ao fundo da abóbora.
A maioria das abóboras de inverno deve ser armazenada a uma temperatura de 50º a 55º F com uma humidade relativa de 60 a 70 por cento. A única exceção é a abóbora de bolota, que deve ser mantida a temperaturas inferiores a 55º F. Temperaturas mais elevadas fazem com que a polpa se torne fibrosa. Evite armazenar as abóboras com humidade mais elevada, que pode promover o apodrecimento.A abóbora de bolota é a que se conserva durante menos tempo: 4 semanas; a esparguete, 4 a 5 semanas; a Buttercup, 13 semanas; a Butternut, até 6 meses; a Blue Hubbard, 6 a 7 meses.