Uncategorized

Conheça algumas invenções marotas do Google

Além de ser uma das maiores empresas da internet e ter ganhado fama pelo seu buscador, a Google possui diversas sucursais, o que acabou levando a criação da Alphabet. Estas empresas trabalham em projetos inovadores e, algumas vezes, bem curiosos. Nesta lista, você vai conhecer as invenções mais malucas e também interessantes sendo desenvolvidas pela gigante da internet:

1 –  Project Ara: O Smartphone que desmonta

Você acaba de compra um smartphone novo e, graças ao mau humor do universo, ele cai logo no primeiro dia e a tela quebra. Qualquer um piraria neste momento, exceto quem está trabalhando no Projeto Ara, um celular desmontável que está sendo desenvolvido pelo Google. O hardware do dispositivo é formado por diversas peças menores que se encaixam e formam o smartphone. O Ara permite trocar tela, câmera, caixas de som, além de tornar possível fazer upgrades de memória, processame
nto e bateria de uma forma bem fácil: basta comprar um módulo extra de bateria e encaixar no smartphone!

Por enquanto, o Projeto Ara ainda não está disponível no mercado e será testado em 2016 em Porto Rico,  um lugar bem aleatório para se iniciar um projeto que pode revolucionar o jeito que as pessoas usam o celular.

2 – Spot, o cão-robô

Uma das empresas que a Alphabet possui é a Boston Dynamics, que cria robôs com movimentos bem reais e que assustam se vistos em um beco escuro. Uma das invenções da companhia é o Spot, um cão metálico com mais de 70 quilos e com um visual bem cyberpunk.

O cão não faz xixi e nem cocô e pode ser controlado via controle remoto ou até mesmo pelo PC. Em alguns testes, os donos do dog usam um joystick de Xbox pra dar as ordens ao cão-robô.

Por enquanto, o único uso real do Spot é existir. Em novembro de 2015, a Marinha dos Estados Unidos começou a “treinar” o cão e utilizá-lo em missões (falsas) como resgates de humanos e situações perigosas para soldados – entrar em locais com suspeita de bomba, por exemplo.

Se você quer ter um desses para levar o teu jornal, pode tirar o quadrupedezinho hidráulico da chuva, pois o Google ainda não tem planos de vendê-lo comercialmente (ainda). A empresa também não planeja colocar armas e/ou equipamentos para tornar Spot num Transformer.

3 – O carro que anda sozinho (e sofre acidentes e leva multas)

Outra aposta do Google para o futuro são os carros que dirigem sozinhos. A companhia já desenvolveu vários protótipos de veículos capazes de andar sem o auxílio de um motorista e já está testando a nova tecnologia, o que vem rendendo uns probleminhas bem engraçados.

Em seis anos de testes nas ruas da Califórnia, os veículos autônomos da empresa sofreram 13 acidentes. Apesar dos números, na maioria dos casos a culpa foi de humanos, que batiam na traseira dos carros, que são obrigados a respeitar os limites de velocidade e sinalização de transito.

Neste ano, um veículo do Google também quase foi multado por dirigir abaixo da velocidade mínima. Um policial da Califórnia parou o veículo e, ao preparar a multa, reparou que o carro não tinha motorista. A Google relatou que os veículos autônomos costumam ficar abaixo do limite por razões de segurança. Paciência, gafanhoto.

Essas são algumas das invenções da gigante da tecnologia e dá pra ver que são bem ousadas. O futuro tecnológico dá muito medo, mas também parece incrível e cheio de esperanças positivas.

Comentários