Filmes & Séries

Deadpool: tudo o que você precisa saber sobre o anti-herói da Marvel para não ser um poser

O filme do Deadpool estreia em 11 de fevereiro e, para você que não é fã ou simplesmente quer saber mais sobre o icônico anti-herói, preparamos um mini-dossiê com algumas curiosidades e informações sobre o Mercenário Tagarela.

Quem é Deadpool?

Deadpool e Deathstroke (Exterminador)

Idealizado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, Deadpool, ou Wade Wilson, apareceu pela primeira vez como vilão na revista Novos Mutantes, em 1991. O anti-herói foi pensado como uma paródia do Exterminador, mercenário da DC Comics que utiliza armas e alta tecnologia durante o combate. Além de usarem as mesmas táticas de combate, os dois personagens possuem o nome muito parecido (Wade e Slade), o que deixa ainda mais clara as intenções dos criadores. Com o tempo, o carismático mercenário da Marvel que não fecha a boca foi ganhando fãs e mais espaço nos quadrinhos.

O básico sobre o Mercenário Tagarela

Wade participou do programa onde Logan ganhou garras de Adamantium

O personagem tem como principal poder seu fator de cura, considerado o segundo mais potente de todo o universo Marvel, perdendo apenas para o Hulk. A regeneração foi adquirida no programa Arma X, mesmo que o Wolverine participou, onde Wade se candidata para ser cobaia após ser diagnosticado com um câncer terminal. A doença acaba interferindo nos processos da experiência e a pele de Wade acaba se deteriorando, o que leva o mercenário usar o traje vermelho que cobre todo o seu corpo.

O procedimento também acaba gerando algumas sequelas cerebrais e, junto com um pouco de psicopatia, Wade WiIson resolve usar o codinome Deadpool, por causa do lugar onde ganhou seus poderes ( uma piscina onde os poderes de diversos mutantes mortos eram jogados).cara do deadpool

Os problemas na cabeça acabam deixando o humor de Wade Wilson ainda mais sádico e agressivo, o que somado a fama de falador do personagem, gera um dos mutantes mais irritantes e divertidos dos quadrinhos.

Além de ter o poderzinho de se curar, Wilson é um exímio lutador, atirador e esgrimista, levando sempre várias armas, aparatos tecnológicos e suas icônicas espadas, que costumam partir os inimigos ao meio ou arrancar suas cabeças.

Em algumas HQs (bem poucas) e também no game de 2013, o personagem também possui a habilidade de se teletransportar de pequenas distâncias, o que possivelmente não vai aparecer no filme.

Imortalidade:

Morte e Deadpool

Outra curiosidade ligada ao Deadpool bem interessante é o fato de sua imortalidade nos quadrinhos não estar ligada apenas ao fator de cura. O personagem também foi amaldiçoado por Thanos e não pode morrer.

Resumindo a história, Deadpool conhece a Morte (personagem), que se apaixona pelo mercenário tagarela e chega a dar uns beijos nele. Thanos tem um crush pela Morte e, como é um cara fodão e muito ciumento, lança uma maldição em Wade Wilson, que recebe vida eterna para nunca mais ver a Morte. Uma história de amor mais bela que Crepúsculo.

Anti-herói 

Deadpool também trabalha em equipe

Apesar de ter começado como vilão, Deadpool já agiu muitas vezes no time dos bonzinhos e normalmente segue as suas próprias regras. Nos quadrinhos, o personagem já participou de várias grupos de super-heróis, como Os Vingadores, Os Thunderbolts, grupo de anti-herói e vilões “bonzinhos”, e da X-Force, grupo em que atua com mutantes como Cable e Dominó.

Mesmo com esse lado bondoso, Deadpool também é malvado, assassino e cruel. Em uma de suas HQs mais lembradas, Deadpool Kills The Marvel Universe, o anti-herói assassina todos os personagens da Marvel, e também os roteiristas que escrevem a história (o que é explicado no próximo item).

A quebra da quarta parede:

deadpool-kills-8O grande diferencial de Deadpool em relação aos outros super-heróis dos quadrinhos é a quebra da quarta parede. O personagem sabe que é um personagem de HQs, conversa com o leitor, faz piadas com suas desventuras nas histórias e até mesmo mata os roteiristas.

No game lançado em 2013, a quebra da quarta parede é abordada de forma genial, com Deadpool mudando o roteiro e as fases durante o jogo. Podemos esperar algo do tipo no filme, principalmente piadinhas com a carreira de Ryan Reinolds e a aparição de Wade Wilson em X-Men Origens: Wolverine, então, não se assuste se algo do tipo acontecer.

X-men Origens: Wolverine:

Wade Wilson no início de X-Men Origins

Mesmo com todo mundo querendo esquecer, Wade Wilson já apareceu nos cinemas, em X-men Origens: Wolverine, em 2009. Também interpretado por Ryan Reynolds, o mercenário tagarela aparece como um soldado das Forças Especiais que protagoniza uma das cenas mais épicas do filme.Depois, alguém dentro da Fox teve a pior ideia já registrada na vida e criou um Deadpool muito zoado, com a aparência do Baraka de Mortal Kombat e com a boca costurada! Costurada!!!! O resultado pode ser visto abaixo. Tente não chorar.

Filme: test footage, elenco e universo cinematográfico

Depois do Deadpool que não agradou ninguém em X-Men Origens e o clamor por um filme decente do personagem, a Fox resolveu apostar novamente no personagem e, em 2014, lançou um test footage em CGI, dublado por Ryan Reynolds e dirigido por Tim Miller. O vídeo bombou na internet, os fãs piraram e alguns meses após o teste a produção do longa-metragem Deadpool foi anunciada.

Em agosto de 2015, o primeiro trailer do filme foi apresentado e deixou todos os fantasmas de Barakapool para traz, trazendo Ryan Reynolds com piadas infâmes, traje vermelho e, muito sangue.

O filme, dirigido por Tim Miller, traz Wade Wilson como um mercenário que, após ser diagnosticado com um câncer terminal, entra em um programa científico do governo para sobreviver. Depois do experimento que o deixa com cura acelerada, Wade adota o alter-ego Deadpool e, com todas as suas habilidades, vai perseguir “o homem que quase destruiu sua vida”, como diz a sinopse.

Além de Reynolds, o elenco conta com a brasileira Morena Baccarin, que atua no seriado Gotham. No filme, a brasileira será Vanessa, a namoradinha de Wade, que nos quadrinhos se torna a mutante Mimica.

A produção fará parte do universo cinematográfico dos X-Men, que já conta com diversos filmes dos mutantes, com destaque para X-Men Primeira Classe, Dias de um futuro esquecido e o vindouro Apocalipse. Colossus, que já apareceu em outras produções da Fox, aparecerá em Deadpool.. Outra mutante que irá dar as caras na produção é Negasonic Teenage Warhead, alter-ego de Ellie Phimister, jovem com poderes psíquicos que não apareceu em filmes anteriores.

Extras: Jogos e animações

Afinal, o que faz o fã de verdade são os extras. Além de tudo que já foi listado, Deadpool também aparece em outras mídias, incluindo animações da Marvel e jogos eletrônicos.

Além de fazer pequenas aparições em X-Men The Animated Series e no filme Hulk vs Wolverine, a principal aparição de Deadpool na TV foi em Ultimate Spider-Man, no episódio “Ultimate Deadpool“, 15° da segunda temporada da animação. No desenho, o mercenário tenta ensinar o Homem-Aranha a ser um herói freelancer e mete o cabeça de teias em várias confusões. Abaixo, você pode ver um trecho. Vale a pena assistir todo o episódio.

Quando o assunto são games, Deadpool já apareceu em diversos títulos, incluindo as franquias Marvel Ultimate AllianceMarvel vs Capcom e Lego Marvel. Em 2013, ganhou um jogo solo, chamado Deadpool, produzido pela High Moon Studios. Trazendo toda a zoeira, quebra de narrativa e violência que só o personagem tem, o título não recebeu críticas muito boas dos sites especializados, mas é uma ótima experiência para quem é fã ou pretende conhecer o personagem.

Com as informações listadas aqui, você tem conhecimento suficiente para ter uma ótima sessão de cinema no dia 11 de fevereiro e manter uma boa conversa com teus amigos sobre o Mercenário Tagarela. Bom filme!

Ainda não sabe tudo? Tudo que você precisa fazer é assistir a este vídeo:

Comentários